novembro 16, 2009



Fotografia.


Eu tenho um sonho de um dia pode sair pelo mundo registrando tudo que meus olhos conseguirem ver. Não apenas as paisagens bonitas da Europa, ou de outros continentes, mas também os olhares tristes de um menino africano ou a alegria de um menino que acabou de ganhar um autógrafo do seu jogador de futebol preferido.
Poder registrar as guerras, as derrotas, as conquistas, a paz, o jogador que perde um pênalti em uma final de campeonato, como também a do goleiro que explode de alegria pegando o pênalti.

A vida se parece com um grande álbum fotográfico, porque enquanto você registra uma felicidade com sua lente, logo em seguida a mesma lente registrará o olhar triste do outro. Para alguém estar feliz quase sempre alguém ficará triste, mas ali, impressas no papel, as imagens podem dar outro olhar para as piores tristezas.
Eu penso que uma imagem, uma foto, pode dizer mais do que uma frase. Elas registram momentos que ficarão ali para sempre impressos no papel e que vão envelhecer juntamente com a lembrança nele registrado.

As fotos registram momentos felizes, momentos tristes, o crescimento, o envelhecimento, a vida e a morte, sempre querendo registrar o lado bonito de todas as coisas e todos os momentos.
Eu sempre ando na rua e vejo um milhão de possíveis fotos que talvez ninguém nunca verá, fotos que nunca mais serão tiradas, fotos que não irão envelhecer, porque aquele momento passou e o tempo não volta.
Aquela pessoa chorando no ponto de ônibus, ou o menino tomando água da mangueira que molha as plantas da praça, ou o pai que tira a roupa do filho na Praça da Estação para ele correr em volta do chafariz, ou a menina que acaba de receber um pedido de casamento ou o pai desesperado que grita na rua porque acaba de receber a noticia que seu filho morreu e ele jamais lhe pediu perdão por tê-lo deixado.

Essas fotos não foram ainda feitas , elas estão apenas guardadas dentro da minha cabeça, teriam sido bonitas fotos, teriam sido momentos registrados para sempre, e é isso que me move a perseguir esse sonho, para não deixar momentos assim se perderem e serem apagados pela memória com o tempo.




0 comentários: